Apresentação

A reconhecida experiência do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) na elaboração de anuários estatísticos sobre o mundo do trabalho, aliada a mais uma parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), faz chegar ao público o Anuário “Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda”, reunindo um conjunto relevante de indicadores sobre políticas públicas de emprego, trabalho e renda. A obra inteira está estruturada em cinco livros, abordando indicadores dos seguintes temas: Mercado de Trabalho (Livro I), Intermediação de Mão-de-Obra (Livro II), Seguro-Desemprego (Livro III), Qualificação Social e Profissional (Livro IV) e Economia Solidária, Proger e Juventude (Livro V).

A Economia Solidária foi definida na 1ª Conferência Nacional do setor, realizada em junho de 2006, como um conjunto de atividades socioeconômicas – de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito – organizadas e realizadas solidariamente por trabalhadores e trabalhadoras de empreendimentos solidários singulares ou complexos sob a forma coletiva e autogestionária. Como se verá nos dados deste livro, a economia solidária foi impulsionada recentemente no Brasil, sobretudo como estratégia de enfrentamento do desemprego.

Ainda em busca de um reconhecimento e instituição mais adequados, a economia solidária conta, desde 2003, com uma Secretaria específica no MTE – e, portanto, relacionada ao Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda – para tratar dos assuntos relacionados ao seu desenvolvimento. Desde então, esta Secretaria é responsável pelo Programa Economia Solidária em Desenvolvimento que, entre outras tantas metas, prevê a realização de um mapeamento deste segmento da economia nacional. O mapeamento foi realizado em 2005 e vem sendo atualizado anualmente como base para a constituição do Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (Sies). Este é composto por uma base nacional e por bases locais de informações sobre os empreendimentos que visam proporcionar a visibilidade da economia solidária e oferecer subsídios nos processos de formulação de políticas públicas.

Este anuário objetiva apresentar uma seleção de indicadores sobre o Sistema Nacional de Informações da Economia Solidária (Sies) que permitam aprofundar as análises e estudos sobre o segmento.

Neste volume, além de estatísticas sobre a economia solidária, serão apresentadas duas partes adicionais contendo informações para o Programa de Geração de Emprego e Renda
(Proger) e sobre ações destinadas à qualificação e inserção de jovens no mercado de trabalho.

Finalmente, o DIEESE e o MTE esperam que esta publicação seja um instrumento importante de consulta realizada pelos trabalhadores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas, subsidiando a ação dos diferentes atores sociais.

A Diretoria